Você esta aqui:

PDSEAI

Extrativistas recebem contratos de Cessão de direito Real de Uso em Unidades de Conservação na Rondônia Rural Show

29 de maio de 2017 | ASCOM

O segundo dia (25) da 6º Rondônia Rural Show foi marcado por grandes passos para o desenvolvimento ambiental no estado de Rondônia. Na manhã da quinta-feira aconteceu a aula inaugural do curso de capacitação de 250 agentes para atuarem na Fiscalização de Unidades de Conservação, treinamento que foi recurso do PDSEAI ( Programa de Desenvolvimento Socioeconomicoe Ambiental Integrado) e tem como objetivo aperfeiçoar e nivelar os técnicos da Sedam e Policiais do Batalhão dePolícia Ambiental quanto a eficiência na aplicação da legislação ambiental.

Além da programação do estande, a secretaria ofereceu na tenda principal da feira as palestras Potenciais sinergias entre PSA (Prestação de Serviço Ambiental) e CRA (Cota de Reserva Ambiental) e Planejamento para implantação do Código Florestal Brasileiro, ambas palestras voltadas para a perspectiva do produtor rural.

O Vice-Governador do estado de Rondônia, Daniel Pereira, visitou o estande e conheceu um pouco sobre o trabalho que os extrativistas realizam nas Unidades de Conservação, foi apresentado a novidades como o tecido da floresta confeccionado com o látex extraído da Seringueira. Três extrativistas das unidades de conservação Maracatiara e Massaranduba, localizada em Machadinho D’Oest,ereceberam das mãos do Secretário de Desenvolvimento Ambiental, Vilson de Salles, os contratos de cessão de direito real de uso das Unidades de Conservação assinados pelo Vice-Governador. De acordo com o Coordenador das Unidades de Conservação, Deninson Trindade, esse documento vai garantir às famílias de extrativistas assentadas nas unidades de conservação o direito de uso sustentável de seus recursos, inclusive com a possibilidade de renovação para uso dos herdeiros das famílias, desde que cumpram as obrigações pactuadas.

As atividades continuam no estande da secretaria até o último dia da feira, sábado (25).

Fonte

ACRI – Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais

Categorias: PDSEAI

Compartilhe