Você esta aqui:

Notícias

Guajará-Mirim e Nova Mamoré recebem Educação Ambiental Itinerante da Sedam

18 de julho de 2023 | Ascom

O encontro contou com a participação de produtores rurais do município e alunos de cursos profissionalizantes do Senar

O plano de ação Educação Ambiental Itinerante é uma proposta do Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, que leva esclarecimentos importantes quanto à preservação ambiental, queimadas ilegais e descarte de resíduos sólidos à população. Com este objetivo,  técnicos da Sedam reuniram-se com membros da Associação dos Produtores Rurais de Nova Mamoré, no sábado (15).

O encontro foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores e contou com a presença de técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental – Ceam e do Escritório Regional de Gestão Ambiental – Erga Guajará-Mirim, e participação de produtores rurais do município, além de alunos de cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.

Os técnicos da Sedam apresentaram orientações  sobre os  cuidados com as Unidades de Conservação, problemas causados pelas queimadas, a necessidade de se evitar incêndios e importância de buscar informações junto ao Erga local, sempre que forem realizadas atividades ligadas ao meio ambiente. Durante a reunião responderam a questionamentos dos produtores e  foram entregues materiais gráficos educativos, reforçando os cuidados com o meio ambiente.

Para o gerente de Desenvolvimento das Políticas Públicas na Educação Ambiental, Leandro Almeida, as ações desenvolvidas com a população desempenham um papel fundamental na conscientização sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. “A conscientização é importante neste momento em que a região passa pela chamada zona de transição, período de estiagem e calor intenso, o que facilita a propagação de queimadas trazendo consequências para toda a população”, salientou.

A coordenadora da Ceam, Deigna Laís Oliviak destacou que, as atividades realizadas no município têm o objetivo de convocar a população para que seja parceira da Sedam na conscientização. Afirmou ainda que, ações semelhantes estão sendo realizadas em diversas regiões do Estado e que espera o engajamento das comunidades para disseminar a necessidade de prevenção às queimadas e cuidados com o meio ambiente.

“Durante a reunião com os produtores rurais, tivemos mais uma oportunidade de pontuar à população sobre a importância dos cuidados para que as queimadas sejam evitadas, destacar que a educação ambiental precisa ser inserida nas escolas, associações e em diálogo com a população em geral. Aqui em Nova Mamoré, também tivemos a oportunidade de conversar com os feirantes e consumidores, além de desenvolver uma ação de conscientização, por meio da rádio local e responder perguntas dos ouvintes”, concluiu.

GUAJARÁ-MIRIM

A equipe da Ceam também visitou o município de Guajará-Mirim, e foram levadas orientações sobre a preservação do meio ambiente para os moradores, na sexta-feira (14). A importância dos cuidados para que as queimadas sejam evitadas e a necessidade da educação ambiental foi destaque durante o pit stop, com distribuição de material gráfico educativo à sociedade, por intermédio da Educação Ambiental Itinerante, além de entrevista à uma emissora de rádio.

Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Adenilson Florentino
Secom – Governo de Rondônia

Categorias: Notícias

Compartilhe