Você esta aqui:

PDSEAI

Sedam qualificará 70 técnicos para atuarem em sistemas de informações geográficas

2 de junho de 2017 | ASCOM

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, selecionou através de licitação na modalidade pregão eletrônico a empresa Engetec – V.A. Auresco Junior – Assessoria e Serviços – ME, para realizar treinamento de pessoal  com enfoque em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), para atuarem no processamento de dados espaciais (Geoprocessamento), Analises e processamento de imagens de satélite (Sensoriamento remoto) por meio da plataforma QGIS em conformidade com o Programa de Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental Integrado (PDSEAI).

Segundo Marco Antônio, Coordenador do Grupo Operacional Transitório – GOT/PDSEAI a presente proposta beneficiará cerca de 70 técnicos da SEDAM, que serão capacitados para atuarem junto ao laboratório de geociências no processamento de dados geoespaciais (vetorial e matricial) e analise ambiental se utilizando das tecnologias de sensoriamento remoto e GPS.

Para o secretário Vilson de Salles Machado, a qualificação aumentará a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pela secretaria no que tange a edição e analise de dados geográficos, cartográficos e de sensoriamento remoto, sistemas de Monitoramento ambiental rural e fiscalização. Irá proporcionar agilidade no processamento das informações cadastrais das propriedades rurais que serão monitoradas com ferramentas de analise de dados espaciais.

Os servidores qualificados farão o monitoramento do desmatamento e exploração de madeiras por meio da analise de imagens de satélites.

Os recursos para custear as atividades são oriundos do Fundo Amazônia através de contrato colaboração com recursos financeira não reembolsáveis firmado entre o Estado de Rondônia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fonte

Eliezer de Oliveira – Assessor Especial da SEDAM

Categorias: PDSEAI

Compartilhe