Você esta aqui:

Notícias

Sedam presta apoio para pesquisas voltadas à conservação da biodiversidade amazônica

17 de maio de 2023 | ascom

Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar assuntos vistos em sala de aula

Um curso voltado à pesquisa científico-educacional para levantamento e conservação da biodiversidade amazônica, realizado na Estação Ecológica de Samuel, em Candeias do Jamari, onde a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam atua por meio da equipe de Unidades de Conservação – CUC, contou com a participação de acadêmicos dos cursos de bacharelado e licenciatura de Ciências Biológicas, na disciplina optativa de Ecologia de Campo, da Universidade Federal de Rondônia – Unir. A Sedam tem dado apoio para que as pesquisas sejam realizadas dentro do projeto proposto.

A atividade foi executada com auxílio de professores e técnicos

O encontro busca gerar informações que possibilitem prever possíveis influências causadas por alterações ambientais, bem como subsidiar ações/atividades de gestão ambiental dos gestores da Unidade de Conservação, além de ter como objetivo da pesquisa, promover a capacitação dos alunos para investigarem processos ecológicos, elaborar e testar hipóteses, desenvolvendo experimentos de rápida investigação. Durante o dia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Estação Ecológica de Samuel e a biodiversidade que a compõe, contribuindo para os trabalhos de monitoramento que são realizados todo ano na Estação Ecológia –  ESEC.

O governador Marcos Rocha destaca que, as atividades realizadas trazem informações e vivências muito valiosas à carreira dos futuros biólogos. “A iniciativa favorece os alunos que participaram de atividades relevantes e que tinham sido vistas anteriormente somente em sala de aula, além de assuntos que foram vistos pela primeira vez, e que certamente contribui na vida acadêmica destes alunos”, completou.

Segundo a aluna Ana Beatriz Morais Pimentel, estes encontros trazem a possibilidade de vivenciar assuntos vistos na teoria em sala de aula. “Vivenciamos o papel do biólogo em campo, em amostragens dos diversos grupos de bioindicadores que estudamos ao longo do curso, como monitoramento de borboletas frugívoras, transecção linear para levantamento e estimativa populacional de vertebrados terrestres de médio e grande porte e monitoramento de parcelas de árvores”, finalizou.

Ainda na ocasião, os alunos participaram em conjunto de uma atividade de triagem de amostras dos peixes coletados durante a excursão de campo na ESEC Samuel. A atividade trata do monitoramento de peixes de pequeno porte em áreas preservadas da Amazônia, ação importante no currículo de formação dos futuros biólogos. A ação envolveu professores, técnicos e servidores da área ambiental da região, que contribuíram para tal realização.

Fonte
Texto: Suhayla Razzak
Fotos: Miro Costa


Categorias: Notícias

Compartilhe