Você esta aqui:

O projeto REDD+ Manoa é uma parceria entre Biofílica e Grupo Triângulo, localizado na Fazenda Manoa, município de Cujubim, estado de Rondônia, possui uma área de 74.038,7 hectares. Ao longo de seus quase 30 anos de história, a Manoa aprimorou suas técnicas de manejo tornando-se um modelo de referência mundial de exploração florestal aliada à conservação da natureza.
Seus mais de 73 mil hectares de floresta demonstra o pioneirismo no manejo florestal de impacto reduzido, reconhecido em 2010 pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e são um dos poucos remanescentes de floresta em área privada restantes na região, constantemente ameaçada por invasões e roubo de madeira. A Manoa tem importância fundamental na conectividade da paisagem estando próxima de unidades de conservação, sendo contígua as Florestas Nacionais do Jamari e Jacundá, formando juntas um bloco florestal de 480 mil hectares.

Ano início 2013
Duração (anos) 30
Escopo setorial 14 – Agricultura, Floresta e Outros Usos da Terra (AFOLU)
Proponentes Biofílica e Triângulo Pisos e Paineis Ltda
Hectares a serem conservados 22.118 ha
Emissões evitadas (tCO2eq) 8.378.697 tCO2
Benefícios esperados Benefícios esperados para o Clima: É esperado um total de emissões evitadas pelo projeto de 8.378.697 tCO2eq, contrapondo um cenário de linha de base de 9.873.503 tCO2eq de emissões por desmatamento não-planejado. No cenário com o projeto é evitado um desmatamento de 22.118 hectares ao longo dos 30 anos e uma média de 279.290 tCO2eq de emissões reduzidas.

Benefícios esperados para a Comunidade: com infraestrutura própria do manejo florestal de baixo impacto, os benefícios para a comunidade local e outros atores serão voltados para a capacitação de membros das associações locais e funcionários da fazenda em temas como, Sistemas Agroflorestais, Agricultura de Baixo Carbono, Manejo Florestal Sustentável, Educação Ambiental, e Associativismo com foco no público jovem da região e pequenos produtores locais. As ações serão realizadas atrevés de atividades trimestrais (quatro vezes ao ano) que envolvam no máximo 30 pessoas a cada curso/capacitação; outro benefício será o apoio na formação de mão-de-obra qualificada para atuação na cadeia do manejo florestal madeireiro e não-madeireiro certificado, buscando uma abrangência regional para o público-alvo.

Benefícios esperados para a Biodiversidade: a manutenção da cobertura florestal da área do projeto junto ao desenvolvimento de atividades de manejo florestal de baixo impacto garantirá a proteção de habitats na área da Fazenda Manoa, que possui grande diversidade de espécies algumas em algum nível de ameaça segundo a IUCN (2014). Haverá constante monitoramento de atributos de alto valor para conservação por ser o habitat de 177 espécies de flora e mais de 360 espécies de fauna identificadas em diagnóstico realizado, sendo 12 de mamíferos e 9 de aves presentes em listas nacionais e internacionais de espécies ameaçadas, conforme seção 7.1.2 deste documento; a Fazenda Manoa faz parte ainda de um “corredor ecológico” que conecta diversas Unidades de Conservação, mitigando impactos negativos da degradação da região.

Status Em andamento