Você esta aqui:

Notícias

Operação Verde Brasil 2: Rondônia avança na prevenção, combate às queimadas e crimes ambientais

13 de maio de 2020 | ASCOM

Seguindo o Decreto Nº 10.341, de 6 de maio de 2020, da Presidência da República, que determina o emprego das Forças Armadas em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), as tropas do Exército Brasileiro serão empregadas em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Região Amazônica. Trata-se da segunda fase da Operação Verde Brasil.

Na manhã desta Quarta-Feira (14), ocorreu a formatura de Aprestamento para a Op. Verde Brasil 2 nas instalações do 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC) em Porto Velho. Na ocasião, foi apresentada a equipe do Comando Conjunto Príncipe da Beira, que atuará nos estados do Acre, Rondônia e sul do Amazonas. A sede deste comando será na cidade de Porto Velho (RO), na 17ª Brigada de Infantaria de Selva. A operação Verde Brasil 2, visa dar continuidade ao combate do desmatamento ilegal bem como focos de incêndio nas regiões de fronteiras; terras indígenas e unidades federais de conservação ambiental no período de 11 de maio a 10 de julho de 2020. O emprego das Forças Armadas ocorrerá em conjunto com Órgãos de Segurança Pública e entidades Públicas de Proteção Ambiental.

O Coordenador de Proteção Ambiental da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam,, Marcos Trindade, explana que, atualmente atuam 3 equipes de operações concomitantemente (Iara Hileia e Dragas) fora a Verde Brasil 2 no combate às infrações Ambientais no Estado. Nestas operações são empregados mais de 30 agentes custeados pela Sedam entre policiais do Batalhão de polícia Ambiental (BPA) e fiscais da Secretaria.

“Neste período de pandemia, faz-se necessária a conscientização da população quanto aos efeitos da fumaça no organismo em concomitância com a Covid-19 ”. Explica o Secretário de Desenvolvimento Ambiental – Elias Rezende

O Secretário salienta ainda que é no período de estiagem que ocorre o aumento dos índices de internação por problemas respiratórios nos hospitais da região.

Estima-se que a Operação Verde Brasil 2 supere os resultados de 2019, a qual contribuiu para a redução dos focos de calor em 44% no estado de Rondônia em comparação a 2018, de acordo com os dados disponíveis no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Categorias: Notícias, PGSA

Compartilhe