Você esta aqui:

Notícias

Sedam promove treinamento com servidores para execução do Programa de Monitoramento da Biodiversidade

23 de maio de 2022 | Ascom

Durante o curso foram apresentadas noções básicas sobre Biodiversidade, Conservação e Meio Ambiente

Em mais uma ação voltada à proteção da biodiversidade, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, com ações da Coordenadoria de Unidades de Conservação – CUC, realizou na última semana, o treinamento de servidores para a realização do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade – Monitora, realizado no Parque Natural de Porto Velho. Esta ação tem o apoio do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia – Arpa, e atualmente é desenvolvido em oito unidades de conservação no Estado de Rondônia.

O “Monitora” é um programa institucional de longa duração, voltado ao monitoramento da biodiversidade e serviços ecossistêmicos associados, como subsídio à avaliação da efetividade de conservação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, para adaptação às mudanças climáticas e ao uso e manejo da biodiversidade nas Unidades de Conservação – UC, geridas pelo ICMBio e Estaduais, bem como às estratégias de conservação das espécies ameaçadas de extinção e controle das espécies exóticas invasoras, em todo o território nacional.

De acordo com o responsável pelo curso, Thales Quintão, que é coordenador adjunto do setor de Unidades de Conservação da Sedam, o principal objetivo é fazer um treinamento de monitoramento  com conhecimentos teóricos e práticos sobre as técnicas de monitoramento biológico. O curso foi realizado pela CUC e contou com a participação de 15 servidores.

Uma das principais propostas do programa “Monitora” é integrar o conhecimento técnico-científico ao conhecimento tradicional. A partir desta interação é possível envolver diferentes experiências na gestão da biodiversidade.

No primeiro dia de curso foram mostrados os protocolos para monitoramento dos indicadores do programa, sendo: mamíferos (grande e médio porte), plantas lenhosas (arbóreas e arborescentes), aves selecionadas e borboletas frugívoras. “Durante o treinamento foram ministradas algumas técnicas para o monitoramento da biodiversidade. Além dessas atividades realizamos uma saída a campo para que os servidores tivessem contato direto com algumas técnicas de amostragem dos grupos alvos apresentados”, explicou Thales Quintão.

Na atividade prática para amostragem de borboletas, a consultora apresentou os materiais necessários para montagem das armadilhas e durante a amostragem, a identificação das borboletas foi realizada utilizando o Guia para Identificação de Tribos de Borboletas – Amazônia. Durante o curso, foram capacitadas dez pessoas que apoiarão a gestão na realização dos próximos monitoramentos.

ATIVIDADES 

Ao chegarem em suas unidades de conservação, os participantes do curso vão atuar como multiplicadores de informações e farão os arranjos locais para implementação do programa. O coordenador adjunto destaca, também, a necessidade de envolvimento das comunidades locais para o Monitoramento Participativo de Base Comunitária. Neste caso, o objetivo é estimular o envolvimento dessas comunidades com as unidades de conservação.

Fonte
Texto: Jaqueline Damaceno
Fotos: Lívia Balbino
Secom – Governo de Rondônia

 

Categorias: Notícias

Compartilhe