Você esta aqui:

Notícias

Sedam conscientiza população sobre cuidados ambientais no Festival de Praia em Costa Marques

25 de setembro de 2019 | ASCOM

O tradicional evento reúne em média mais de 20 mil pessoas de várias partes do país e do mundo

Quem pensa que em Rondônia não tem praia, é porque ainda não conhece o Festival Cultural de Praia que acontece anualmente na reserva extrativa de Curralinho (Resex Curralinho), localizada no município de Costa Marques. Em média, mais de 20 mil pessoas de várias partes de Rondônia, do Brasil e do mundo visitam o local. Este ano, o Festival de Praia está previsto para acontecer nos dias 26 a 30 de setembro junto com o 25º Campeonato de Pesca.

MEU FESTIVAL MAIS LIMPO

Por ser uma unidade de conservação ambiental, a reserva é protegida por lei. Por isso o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), tem investido na educação ambiental, é o que afirma Fábio França, coordenador de educação ambiental (Ceam/Sedam).

Segundo ele, o trabalho de educação já iniciou, e a temática desta 19ª edição é: Meu Festival Mais Limpo. “Nós acreditamos que a educação é sempre o melhor caminho. Ainda esta semana, equipes da Sedam vão até o local onde acontece o festival, para orientar a comunidade que vive ali. Este ano são esperadas mais de 30 mil pessoas, o que fomenta o turismo na região”.

Ainda segundo ele, lixeiras serão instaladas no local para que os turistas possam fazer o descarte correto do lixo. “Nós também vamos distribuir canecas de acrílico, evitando ao máximo o uso de copos descartáveis, entre outros materiais. Estaremos presentes no evento, fiscalizando e cuidando para que a população se divirta com segurança, sem prejuízos ambientais”, frisou.

TURISMO E CONSCIENTIZAÇÃO

O coordenador da unidade de conservação da Sedam (Cuc/Sedam), Denílson Trindade Silva, disse que eventos de grande magnitude como o Festival Cultural de Praia, exigem um cuidado especial. A conscientização, segundo ele, começa na escola, depois é repassada aos moradores da redondeza e do município.

“O Festival de Praia fomenta e atrai olhares para o turismo de Rondônia, atendendo um dos pedidos do governador Marcos Rocha. O comércio local é aquecido e traz benefícios a todos daquela região. Os próprios moradores da localidade trabalham no festival, e recepcionam os turistas. É um festival de culturas”, concluiu.

 

SOBRE O FESTIVAL DE PRAIA

É um dos maiores eventos turísticos de Rondônia que acontece na região do Vale do Guaporé. O local é abrigo de vidas silvestres, aquáticas e populações tradicionais.

 

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Arquivo Secom
Secom – Governo de Rondônia

Categorias: Notícias

Compartilhe