O projeto REDD+ Rio Preto-Jacundá é uma parceria entre a Biofílica e moradores da Reserva Extrativista Estadual Rio Preto-Jacundá, representada por respectiva associação (Asmorex), tendo o Centro de Estudos Rioterra e o Conselho Executivo das Reservas Extrativistas do Vale do Anari como parceiros no plajamento e implementação das atividades do Projeto. Localizado na reserva extrativista de mesmo nome nos municípios de Machadinho D´Oeste e Cujubim, nordeste do Estado de Rondônia, a Resex Rio Preto-Jacundá tem um território de 95 mil hectares. Criada em 1996 pelo decreto estadual 7.336 tem uma história de luta pelos diretos dos seringueiros. A principal meta do Projeto de REDD+ Resex Rio Preto-Jacundá é promover a sustentabilidade da comunidade extrativista através da redução da degradação da floresta e desmatamento não planejado e ilegal e consequente emissão de gases de efeito estufa (GEE), atingido através da lista de atividades financiadas pela venda de créditos de carbono.

Ano início 2012
Duração (anos) 30
Escopo setorial 14 – Agricultura, Floresta e Outros Usos da Terra (Afolu)
Certificação VCS e CCB (selo ouro para comunidade e biodiversidade)
Metodologia VM0015 Methodology for Avoided Unplanned Deforestation
Proponentes Biofílica e Associação dos Moradores de reserva extrativista Rio Preto Jacundá e Ribeirinhos do Rio Machado – ASMOREX
Hectares a serem conservados  35.222 ha
Emissões evitadas (tCO2eq) 12.367.970 tCO2
Benefícios esperados Para o clima: total de emissões evitadas pelo projeto de 12.367.970 tCO2eq. No cenário com o projeto é evitado um desmatamento de 35.222 hectares ao longo dos 30 anos.

Para a Comunidade: promoção do bem-estar social dos 130 moradores da Resex e valorização do modo de vida extrativista por meio de atividades desenvolvidas e fomentadas pelo projeto REDD+, sendo algumas delas:

Organização social:  Capacitações e treinamentos mensais com a diretoria da Asmorex relacionados a gestão e finanças; estruturação de comitês internos formados por moradores nos seguintes assuntos: saúde e educação, infraestrutura e segurança.
Saúde: Formação de pelo menos 1 agente de saúde por comunidade;  Oferecimento de cursos sobre higiene, saúde e planejamento familiar para pelo menos 20 famílias
Geração de renda:  Instalação de um centro de beneficiamento de açaí e castanha;
Educação: Implementação e manutenção de um centro educacional para jovens e adultos; facilitação de acesso a cursos à distância para os moradores das 3 comunidades presentes na Resex.
Infraestrutura:  melhoria das condições sanitárias das residências das famílias residentes na Resex; implementação futura de 3 novas comunidades, assentando aproximadamente 12 famílias.
Fortalecimento de jovens e mulheres: promoção de oficinas sobre empoderamento e liderança com foco nas público mais vulnerável da Resex. Meio ambiente: Oficinas e treinamentos trimestrais para os moradores interessados sobre os seguintes temas: agroecologia, destinação de resíduos e compostagem

Para a Biodiversidade:  proteção de habitats e de espécies com algum grau de ameaça e/ou endêmicas. O manejo dos recursos madeireiros e não madeireiros favorece a continuidade da floresta e promove a sustentabilidade da área. A área é categorizada como de prioridade “Muito alta” para conservação por conter diversas espécies em algum grau de ameaça (segundo a IUCN) e estar localizada no Centro de Endemismo Rondônia, considerado uma das mais importantes áreas de endemismo de aves na América do Sul

Status Em andamento