Pit stop contra queimadas urbanas e rurais é realizado em Rolim de Moura

30 de julho de 2020 | ASCOM

Panfletos explicativos contendo orientações e canais de denúncia foram distribuídos para os motoristas

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Turismo (Semmadu) e a Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comtran) de Rolim de Moura (RO), realizou na manhã de quarta-feira (29), um pit stop no centro da cidade. A ação tem como principal objetivo orientar a população e conscientizar sobre as consequências das queimadas urbanas e rurais.

A gerente regional da Sedam, Brenda Corteze Soares, explica que a campanha visa combater as queimadas, além de orientar a população dos riscos para a saúde das pessoas neste período de estiagem. “Fazemos a fiscalização por GPS e pelo aplicativo Guardião da Amazônia. O Guardião da Amazônia está fazendo a fiscalização urbana e o satélite de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) realiza a fiscalização rural, enviando os pontos de queimadas. A equipe desloca-se até o local para realizar a fiscalização. Hoje o interesse é fazer a conscientização, explicar para as pessoas que tem multa e a multa não é um valor baixo. Por isso evite realizar queimadas”, disse.

Durante o evento, folders explicativos contendo orientações e canais de denúncia foram distribuídos para a população, além de adesivos

Gerente regional da Sedam, Brenda Corteze Soares, pontua a importância da conscientização

colados nos veículos.

O secretário-executivo do Governo de Rondônia na Regional em Rolim de Moura, Adeilso da Silva, frisa que a conscientização e a participação da população são de suma importância, tendo em vista que as queimadas trazem problemas respiratórios, o que agravam ainda mais a saúde da população com os problemas causados pelo novo coronavírus (Covid-19).

DENÚNCIAS

A Sedam orienta a população que esse tipo de crime deve ser denunciado pelos telefones 0880 647 1150, Corpo de Bombeiros Militar pelo 193 , ou através do aplicativo APP Guardiões da Amazônia que pode ser baixado gratuitamente.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros