Sedam inicia monitoramento da biodiversidade na Estação Ecológica de Samuel

01

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC) e em parceria com a Coordenadoria de Engenharia Florestal da FARO, realizou a instalação e medição de uma amostra tipo conglomerado para monitoramento do bioindicador “vegetação” na Estação Ecológica de Samuel, localizada no município de Candeias do Jamari. Esta ação está contemplada dentro do Programa de Monitoramento de Biodiversidade do programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) e objetiva o acompanhamento das condições ambientais da ESEC SAMUEL à longo prazo.

Os trabalhos foram conduzidos pelos responsáveis pela gestão da Esec Samuel: Renato Berwanger, Engenheiro Florestal; Cleimar Scarmucim, Gestora Ambiental; Sílvia Gonçalves,  Biológa e também pelo Engenheiro Florestal da Faro Eugênio Pacelli Martins, que estava acompanhado por acadêmicos do curso. Trata-se da primeira Estação de Monitoramento instalada em Unidade de Conservação Estadual, cujo planejamento inclui mais sete unidades de Conservação Estaduais. Dessa forma as UC´s Estaduais passam a fazer parte de uma rede de Monitoramento de Biodiversidade da Amazônia.

As ações desenvolvidas visam a utilização das Unidades de Conservação Estaduais de acordo com suas categorias, no caso da ESEC Samuel de proteção integral sendo permitido apenas as pesquisas científicas e educação ambiental. Desse modo as UC´s Estaduais passam a fazer parte de uma rede de Monitoramento de Biodiversidade da Amazônia contribuindo com os estudos científicos nacionais.

Fonte
CUC - Coordenadoria de Unidade de Conservação
ACRI - Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais
Banner_Landing_750x120 modulo_de_consulta_publica_CAR_menor_03_03 fogo750x120 Banner_-_site_sedam