Sedam capacita mais uma turma de Agente Ambiental

CURSO AVV PIMENTEIRAS

Entre os dias 19 e 23 de março foi realizada no município de Pimenteiras do Oeste mais um curso de Capacitação para formação de Agente Voluntário. Trata-se de um curso oferecido conforme estabelece a legislação federal 9.608/98 e regulamentada pelas portarias federais 003 CONAMA e 001 Estadual/Sedam, tem como base curricular diversos temas ambientais e sociais, a fim de fornecer o poder constatação para os agentes formados e estes possam atuar como multiplicadores voluntários em suas regiões, principalmente nas áreas rurais.

No entorno do Parque Estadual Corumbiara o Programa está dividido em três etapas: a primeira aconteceu emPorto Rolim de Moura, a segunda em Pimenteiras do Oeste, e a terceira acontecerá em Abril no município de Alto Alegre dos Parecis. Ao todo serão mais de 60 agentes habilitados e portariados para atuar como multiplicadores das informações recebidas junto à comunidade onde residem.

A parceria entre a Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM) e a Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) tem desenvolvido planos de trabalho, tendo como principal documento norteador o "Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental no âmbito do Sistema Nacional de Unidades de Conservação - ENCEA".

 "É uma estratégia com princípios, diretrizes, objetivos e propostas de ações voltadas ao (re)conhecimento, valorização, criação, implementação, gestão e proteção das Unidades de Conservação federais, estaduais e municipais de todas as categorias previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Toma como ponto de partida um diagnóstico contínuo das ações de Comunicação e Educação Ambiental nas Unidades de Conservação Brasileiras que revela as fragilidades e potencialidades das propostas em curso no Brasil. Partindo essa compreensão, aponta caminhos para superação das dificuldades e sistematização e difusão dos êxitos, gerando conhecimento a ser aproveitado para a Gestão das UCs. O cerne da ENCEA está nos processos inclusivos e no fortalecimento da cidadania, oportunizados por espaços e meios de comunicação e participação que desencadeiam a tomada de decisão consciente pelas comunidades sobre as UCs. A proposta é que tais meios e espaços sejam criados e/ou fortalecidos em todas as etapas pertinentes à existência de uma Unidade de Conservação: a criação, a implementação e a gestão."

A Coordenadoria de Educação Ambiental da Sedam, atualmente vem executando o Acordo de Cooperação Técnica entre o Estado de Rondônia/Sedam e o Ministério do Meio Ambiente, e dentre as metas encontra-se o curso de formação dos Agentes Ambientais Voluntários - AAV e a implantação do ENCEA. 

O curso foi ministrado pelo Eduardo e Daniela Moreira (Socióloga), ambos da equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental da Sedam, com o apoio do Chefe do Parque Corumbiara – Raimundo Dima Lima e com recursos do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia – ARPA.

 

Fonte
ACRI - Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais
 
 
BARRA NEWS
0001-1 Banner_Landing_750x120 modulo_de_consulta_publica_CAR_menor_03_03 fogo750x120 Banner_-_site_sedam