Sedam e Banco do Povo entregam crédito aos extrativistas da Reserva Rio Cautário

EXTRATIVISTAS

No último dia 09 (sexta-feira) aconteceu no município de Costa Marques a entrega de crédito aos extrativistas da Reserva Rio Cautário. O valor concedido através do Banco do Povo com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) faz parte da Política Pública que vem sendo implementada pela Secretária, por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva sustentável exercida pelas comunidades tradicionais das Unidades de Conservação.

A população da Reserva Extrativista Rio Cautário enfrenta diversas dificuldades na extração da Castanha do Brasil, financeiras, estruturais e com atravessadores que, além de não recolherem impostos, se aproveitam das dificuldades financeiras dos extrativistas ao adiantarem dinheiro no intuito de garantir o monopólio da compra de Castanhas com preços que por vezes, chegam a ser injustos.

Sendo assim, o crédito visa subsidiar a coleta de castanha garantindo aos extrativistas a possibilidade de comercializar os subprodutos florestais com preços justos. O valor do crédito concedido a cada extrativista foi de R$ 2,500,00 reais, sendo beneficiados 24 extrativistas nessa primeira ação, sendo distribuído mais de R$ 60.000,00 reais.

O evento também contou com o lançamento do Selo Verde, selo esse institucional de reconhecimento extrativista que tem o objetivo de agregar valor aos produtos e subprodutos de origem florestal oriundos de Unidades de Conservação, incentivando e reconhecendo empresas que adquirem produtos de Unidades de Conservação.

Durante a cerimônia foram lançados dois selos, um para reconhecer as empresas que adquiriram produtos de origem extrativista e outra para reconhecimento de entidades que contribuíam para o desenvolvimento sustentável de Unidades de Conservação.

O Secretário de Desenvolvimento Ambiental, Vilson de Salles, fez questão de parabenizar a Coordenadoria de Unidades de Conservação pela ação realizada junto aos extrativistas, ressaltando a preocupação que a Secretaria tem com as comunidades tradicionais e que esse é apenas o começo de muitas ações a serem realizadas juntamente as Unidades de Conservação.

 

EXTRATIVISTAS ENTREGA CREDITO

 

Fonte
ACRI - Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais
 
 
BARRA NEWS
0001-1 Banner_Landing_750x120 modulo_de_consulta_publica_CAR_menor_03_03 fogo750x120 Banner_-_site_sedam