NOTÍCIAS DESTAQUE

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

 

Empresa apresenta projeto de extração de cobre em Alto Alegre do Parecis

quimicos mn 011

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) se reuniu com representantes da empresa Químicos MN no dia 22/01 para apresentação do projeto de extração de cobre no município de Alto Alegre dos Parecis. Projeto de iniciativa da empresa Químicos MN, que comprou os direitos minerais da empresa Santa Elina, a qual detém direitos de pesquisa e lavra na região, além de nome no meio de exploração mineral.

De acordo com os representantes, o empreendimento envolverá empresários da região e terá como investimento inícial 50 milhões de reais.

O Secretário adjunto da Sedam, Edgard Menezes, aproveitou a ocasião para apresentar à empresa os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria e ressalta que o empreendimento apresentado pela Químicos MN, quando implantado, irá contribuir na economia regional.

Nos próximos dias a empresta formalizará o pedido junto à Sedam, dando entradas nos projetos ambientais, com vista a implantação do empreendimento.

 

Fonte
Núcleo de Comunicação da Sedam

BARRA NEWS

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Base de apoio do Parque Guajará-Mirim é atacada por invasores

PARQUE GUAJARA MIRIM copy

A base de apoio do Parque Guajará-Mirim, que fica sob os cuidados da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) foi atacada na data de hoje (20/01) por cerca de 200 invasores. Na ação criminosa foram resgatadas duas motocicletas apreendidas em ações de fiscalização, além disso, os funcionários foram ameaçados pelos criminosos que prometeram atear fogo na base, grande parte desses criminosos estava armada.
O Estado de Rondônia tem por dever proteger as Unidades de Conservação e assim o fará, equipes policiais e apoio aério já foram mobilizados e estão à caminho do Parque.

Fonte
Coordenadoria de Unidade de Conservação
 
BARRA NEWS

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Governador Marcos Rocha nomeia engenheiro florestal Edgar Menezes como secretário adjunto da Sedam

posse seu edgar adjunto

Em solenidade de posse do secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Edgar Menezes, realizada na manhã desta quarta-feira (16), no salão nobre Salão Nobre Rosilda Shockness, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, disse que a missão da secretaria é defender o meio ambiente, derrubando a burocracia e dando condições do Estado se desenvolver.

“A palavra desenvolvimento inclusa na secretaria foi uma sugestão do dr° Edgar e eu acho isso muito interessante porque Rondônia tem vocação para o agricultura e pecuária, mas para que elas de desenvolvam é preciso ter técnicas adequadas de proteção ao meio ambiente considerando o crescimento humano. A grande sabedoria que existe nessa área é saber conciliar a proteção do meio ambiente com a necessidade de desenvolvimento”, afirma o governador.

Edgar Menezes é engenheiro florestal com 48 anos de exercício profissional. Ele que é do interior de Sergipe, está há 38 anos no estado de Rondônia e ocupava o cargo de coordenador do Programa de Florestas Plantadas na Sedam desde 2013.  ‘‘A missão que o governador nos confiou é dar celeridade aos processos que tramitam na Sedam e é um clamor geral da sociedade. Estamos com o firme propósito de dar essa celeridade dentro da legalidade para ajudar o setor produtivo do Estado. Queremos ter um estado pujante’’, disse o secretário adjunto da Sedam.

‘‘Estou muito feliz em poder ter o professor Edgar como adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental. Juntos faremos o melhor para nosso Estado. Nós temos uma missão dada pelo nosso governador onde observando os preceitos legais vamos buscar o destravamento dos processos de licenciamentos ambientais para que nosso estado possa se desenvolver’’, destaca o secretário da Sedam Elias Resende.

“Temos que repensar nosso país e é por isso que aqui no estado de Rondônia coloquei alguém de direito à frente da secretaria e um engenheiro florestal completando a nossa proposta de fazer com que o estado se desenvolva. Aquela velha história de criar dificuldade para poder ter facilidade, a gente tem que impedir no nosso Estado. A corrupção tem destruído o nosso povo. Temos que combatê-la com unhas e dentes e aí sim vamos conseguir desenvolver. Eu creio  nessa equipe de governo que escolhi, são pessoas habilitadas, capacitadas, pessoas que eu sei que vão produzir’’, considera o governador.

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

BARRA NEWS

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Invasores são retirados de Unidade de Conservação em Machinho D'Oeste

ação cuc 12.011

O Ministério Público, através da promotora Marlucia foi responsável pelas trativas de retirada dos invasores na Unidade de Conservação de Uso Sustentável Rouxinho, localizada em Machadinho D'Oeste. O Ministério Público de Machadinho é muito conhecido pela forte atuação em prol das Unidades de Conservação. Cabe salientar que a Promotora Marlucia Chianca de Morais, se empenhou bastante para solucionar tal situação, fez ligações, diligências, pediu favores de outros órgãos.

A ação ocorrida no último dia 12, foi um trabalho do Ministério Público com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) através da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC) e em parceria com a Polícia Ambiental e o Departamento de Estradas de Rodagem, Transportes, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER).

A ação ocorreu de forma ordenada e dentro da legalidade, de forma que os invasores foram conduzidos sem confronto. Após a retirada dos mesmo, a Coordenadoria de Unidades de Conservação contou com o apoio essencial do DER, na pessoa do Diretor Edson, que atuou de forma solícita e prestativa, inclusive participando pessoalmente na derrubada dos barracos. A ação ocorreu em menos de 24h e também contou com o apoio da Prefeitura de Machadinho.

Fonte
Coordenadoria de Unidades de Conservação Ambiental (CUC)
 
BARRA NEWS

Página 1 de 33

Banner_Landing_750x120 modulo_de_consulta_publica_CAR_menor_03_03 fogo750x120 Banner_-_site_sedam