Sedam e ESEC Serra dos Tres Irmãos realiza curso de Agricultura Familiar

curso de agri familiar out

A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) com recursos do BNDES e em parceria com a ESEC Serra dos Três Irmãos realizou um curso de Boas Práticas na Agricultura Familiar.

A Agricultura familiar é um processo produtivo desenvolvido por pequenos proprietários rurais, sendo sua família a mão de obra predominante. Por isso é importante o trabalho de uma agricultura sustentável, que não agrida o ambiente, e concilie as atividades de subsistência em conjunto com a preservação do meio ambiente.

O objetivo do curso foi de promover o conhecimento para a preservação ambiental das Unidades de conservação, e ainda, possibilitar o manejo sustentável das áreas de influencia no entorno da ESEC Serra dos Três Irmãos, principalmente, a área que apresenta maior potencial e que possa ser manejada de forma sustentável.

O curso contou com a participação de 30 moradores do PA Joana Darc III, localizado no entorno da ESEC Serra dos Três Irmãos. E aconteceu na base da ESEC localizada no assentamento.

curso de agri familiar out II

Uma das atividades realizada foi a Feira de troca de Sementes, momento de extrema riqueza e troca de experiências. Foi realizada também oficina de elaboração de controle alternativo de pragas, com a utilização de fumo, sabão, folhas, frutas, pimenta do reino, canela, alho entre outros. Ambos momentos de interação e de compartilhamento de conhecimento e vivencias. Segundo Maria do Rosário Almeida da Silva, parte da equipe da ESEC, a idéia é trazer fontes de controle de pragas com o que o morador possui em seu quintal, não carecendo ir em casas de lavouras, para a aquisição de defensivos químicos, onde o produtor precisa gastar, para controlar as pragas, e ainda pode poluir ao fixar agrotóxico na produção.

curso de agri familiar out iii

A Aula de Campo trouxe reflexões com relação ao cultivo x tempo x espécie x sombreamento. Mostrou que cada produtor é um experimentador. Dessa forma cada área visitada, foi rica em critérios e iniciativa pessoal e de experimentosorientados.

A Certificação dos Cursistas, aconteceu com a distribuição de 49 Mudas (Fruta Pão, Jatobá, Tamarino, Andiroba, Fava Branca, Caju Pérola Negra, Cumaru Ferro, Copaiba, Timburi) cultivadas e entregues pela Brigada do PREVFOGO do IBAMA, localizada na linha 15, no Assentamento Joana D´arc III. Segundo a Gestora da Esec. Jucyley Candido, “o curso trouxe um olhar mais critico aos moradores uma vez que apresentou experiências desenvolvidas em outros locais da Amazônia, e que hoje são referencia em Agricultura Familiar”, conclui.

Fonte
Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC)
 
BARRA NEWS
 
0001-1 Banner_Landing_750x120 modulo_de_consulta_publica_CAR_menor_03_03 fogo750x120 Banner_-_site_sedam