Lista Positiva de produtores em conformidade com o Código Florestal

LISTA POSITIVA

O Governo de Rondônia, através da Secretaria de estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), reuniu nesta terça-feira (12) no Auditório Jerônimo Garcia de Santana, várias instituições financeiras como o Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Sicoob, além das Secretarias de Estado, Federações dos Trabalhadores na Agricultura e Sindicatos - FETAGRO, Federação de Agricultura e Pecuária e Sindicatos e a Associação dos Produtores de Soja. 

A Lista Positiva trata-se de um reconhecimento e valorização dos produtores que cumprem a legislação ambiental, com suas propriedades devidamente cadastradas no CAR (Cadastro Ambiental Rural) e com áreas de preservação permanente e reserva legal em conformidade com as exigências e sem desmatamento ilegal em sua propriedade. 

Durante o evento foi feita a apresentação da proposta da Lista Positiva de Produtores e também foi apresentado pelo IPAM (ONB) o projeto piloto da lista, além da contextualização do Código Florestal (art. 41). Houve apresentação do panorama do CAR no estado de Rondônia, como está a situação e a validação dos cadastros. Além disso, foram apresentados e discutidos os critérios para inclusão na lista.

Com a Lista Positiva busca-se apresentar benefícios como incentivo econômico aos produtores que cumprem o Código Florestal, servindo de incentivo também para os novos produtores ou aqueles que ainda estão irregulares.

Para o Secretario de Desenvolvimento Ambiental, Vilson de Salles, essa lista visa valorizar os proprietários que tiveram cuidado em preservar a sua propriedade, com alguns benefícios, dentre eles os incentivos financeiros e fiscais e o acesso à assistência técnica e insumos.

O evento teve sua abertura realizada pelo Governador de Rondônia - Confúcio Moura e, contou também com a presença do Secretário de Desenvolvimento Ambiental - Vilson de Salles Machado, da Diretora Adjunta de Políticas Publica do IPAM - Ana Carolina Crisóstomo), do representante dos produtores de soja – Marcelo Lucas da Silva e, do Coordenador do COMRAR (Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural) - Arquimedes Longo, além de técnicos da Sedam.

 
Fonte
Eliezer de Oliveira
ACRI - Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais
 
BARRA NEWS

 

0001-1 Banner_Landing_750x120 modulo_de_consulta_publica_CAR_menor_03_03 fogo750x120 Banner_-_site_sedam