ERGA de Vilhena recebe estudantes do IFRO Campus Colorado do Oeste em visita técnica

ergavlh

No dia 14 de setembro de 2018, os estudantes das turmas de Agronomia e Gestão Ambiental do IFRO Campus Colorado do Oeste realizaram uma visita técnica ao Escritório Regional da Sedam em Vilhena, acompanhados pelos professore - Edilene da Silva Pereira e Pablo de Tarso Nordeste Almeida de Lima.  Segundo a professora Edilene o objetivo da visita técnica foi promover práticas dentro das disciplinas de Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas, de forma que os alunos pudessem obter o conhecimento sobre as etapas que compõem os processos administrativos de licenciamento ambiental na esfera estadual, no que tange: Sistema de taxas;- Check list;- Termos de referências para elaboração dos estudos de impacto;- Estudos de Impacto;- Audiências públicas;- Pareceres Técnicos;- Resolução de pendências;- Emissão das Licenças;- Tipos de Licenças, etc.

O estudantes já tinham conhecimento prévias sobre os conteúdos referentes a PNMA Lei 6.938/1981, Resolução CONAMA n. 001/86 e suas complementações e Resolução CONAMA n°237/2005, o que possibilitou uma boa troca de informação e esclarecimento de dúvidas junto as servidoras da SEDAM  Maiara  Oliveira Castro (Gestora Ambiental) e Nayara Dorigon Rodrigues (Analista Ambiental/Engª. Florestal).

Segundo o Gerente do ERGA Vilhena Wallace Martins ao atender os estudantes o ERGA desempenha uma importante função de educação ambiental além de ajudar na preparação de futuros profissionais para atuarem nos processo de licenciamento ambiental e recuperação de áreas degradadas.

Fonte
Escritório Regional de Vilhena

Homenagem da Sedam aos Biólogos da Secretaria

Foto homenagem aos biologos

A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) vem parabenizar os biólogos que trabalham junto à Secretaria, sempre realizando seu trabalho com muito afinco e dedicação, agradece imensamente todo o tempo dedicado de trabalho para que o Estado possa realizar suas atividades. Um biólogo pode trabalhar com Meio Ambiente, Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção, sempre a favor da vida em todas as suas formas.

"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."

BARRA NEWS

 

Sedam monitora focos de calor em Rondônia e repassa informações para os órgãos de fiscalização

SEDAM 10 07 2017 Fotos de Jeferson Mota 1 1 1 870x6211 copy

A Sala de Situação da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) tem emitido relatórios diários com foco de calor (queimadas) registrados em todo o estado de Rondônia. O meteorologista Fábio Adriano Monteiro e equipe monitoram em tempo real todas as ocorrências, definindo e registrando a especialização dos focos, com informações detalhadas das coordenadas, município e horários da queimada.

Segundo Fábio Monteiro, os dados são cruzados com o banco de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e repassados por meio de relatórios para os órgãos fiscalizadores que podem ir até o local da queimada ou, simplesmente, fazer uma ligação telefônica para o proprietário da área onde ocorre o fato e comunicá-lo que está cometendo um crime ambiental e será penalizado.

O meteorologista explica que julho é um mês de umidade baixa e que os riscos de incêndios são maiores. Em junho do 2017 foram registrados 152 focos de calor, contra 148 no mesmo período deste ano. Nos três primeiros dias de julho desse ano foram registrados 15 focos de calor. No ano passado,  foram registrados 1008 focos durante todo mês de julho.

O trabalho de monitoramento, fiscalização e de educação ambiental tem feito com que as queimadas em Rondônia diminua. Os dados comprovam, em 2007 a Sala de Situação registrou o maior número de queimadas, 11.932. O segundo maior registro foi em 2010, com 7.576. Em 2017 foram 4.568 focos de calor. Os dados são registrados por satélite de referência.

Manoel Jonas, do setor de Educação Ambiental da Sedam, alerta que queimadas são proibidas em Rondônia, mas quando o produtor achar que necessita queimar por algum motivo, deve apresentar um requerimento junto à Sedam que irá realizar vistoria na propriedade e analisar se autoriza ou não o processo. Quem realiza queimadas irregulares é multado conforme o Decreto Federal nº 6515, Artigo nº 66, que estabelece, de modo geral, R$ 5 mil por hectare, no caso de reserva legal. Se for área protegida, o valor aumenta para R$ 6 mil por hectare e mais agravante conforme estabelece a legislação perante casos específicos.

 

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Jeferson Mota e Rosinaldo Machado
Secom - Governo de Rondônia

 

BARRA NEWS

4º Seminário de Floresta Plantada acontece em Vilhena nos dias 23, 24 e 25 de agosto

FOTO SEMIÁRIO

 

A Coordenadoria de Floresta Plantada da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) organiza nos dias 23, 24 e 25 de agosto na cidade de Vilhena o 4º Seminário de Floresta Plantada. O Seminário será na AVEC (Rua Liliana Gonzaga, 1265 – Bela Vista. Confira abaixo a programação do Seminário:

23.08

Abertura ás 19h30 - Solenidade de abertura com o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Rondônia – Daniel Pereira, com o Secretário de Desenvolvimento Ambiental – Hamilton Santiago e autoridades convidadas.

Palestra “Cenários do Setor Florestal no Brasil e em Rondônia” às 21h – Ministrada pelo Engenheiro Florestal, Joésio Deoclécio Pierin Siqueira, Sócio e Diretor do STCP Engenharia de Projetos e LTDA.

24.08

Palestra “Fomento Florestal – Dúvida ou Solução?” às 08h30 – Ministrada pelo Engenheiro Florestal, Manoel Francisco Pereira, formado pela Universidade Federal do Paraná. Especializado em Mercado Florestal e Indústria pela Universidade Universidade Real da Suécia.

Palestra “Operação de uma usina geradora de energia elétrica, a partir da Biomassa florestal” às 09h30 – Ministrada pelo Gerente Gestor de Florestas da Eletrogóes S.A, abordando sobre o empreendimento Hidrelétrica Rondon II, instalada em Pimenta Bueno.

Palestra “ Cultivos Florestais de Pinho Cuiabano ou Paricá: Experiências exitosas no Estado do Pará em Rondônia” às 10h – Ministrada pelo Consultor Florestal, Adilson Pepino.

Palestra “Uma Visão geral do comércio de Goma Resina – Produção, Industrialização e Comercialização” às 11h – Ministrada por Laércio Couto, Engenheiro Florestal pela Universidade de Viçosa, Doutor em Florestas pela Universidade de Toronto - Canadá e Pós Doutorado em Florestas e Agroflorestas pela Universidade de Colorado – Estados Unidos. Ex presidente do Conselho de Administração da CBNC – Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável e Consultor Florestal.

Palestra “As experiências de Campo na condução do projeto” às 14h – Ministrada por Kátia Regina Casulo. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Gerenciamento Municipal e Recursis Hídricos pela UFPR.

Palestra “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta” às 14h30 – Ministrada por Vicente de Paulo Campos Goudinho, Engenheiro Agrônomo e pesquisador da Embrapa.

Palestra “Programa de Regularização Ambiental – PRA” às 15h15 – Ministrada por Matheus Carvalho Dantas, advogado e Procurador do Estado de Rondônia. Mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí – SC, especialista em Direito Ambiental e Urbanístico pela PUC – MG.

Coffee break às 15h45

Apresentação “Créditos para plantios florestais” às 16h – Banco da Amazônia

Apresentação “Linhas de Créditos para Plantios Florestai, Programas ABC, Linhas de Crédito do BNDES para o PRONAF Florestais” às 16h30 – Sicoob.

Reunião com Produtores Rurais às 17h – Rodada de entendimentos com produtores rural pra discutir projetos com vista de plantios florestais – Consultor Florestal Manoel Moreira, Técnicos da EMATER, BASA, SICOOB, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Rondônia – FETAGRO, Federação de Agronomia e Pecuária do Estado de Rondônia – FAPERON.

25.08

Dia de Campo – Saída de Vilhena às 08h.

Visita à uma Usina de Tratamento de Madeiras da Empresa TrataNorte – às 08h15.

Visita à duas fazendas com plantios de Pinus Tropicais – Fazenda Grande Hora e Fazenda da Empresa OCB Silvicultura LTDA – Na Fazenda OCB será oferecido um almoço aos presentes e após o almoço, regresso dos participantes aos destinos.

 

Fonte
ACRI - Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais
 
BARRA NEWS

 

Técnicos do GOT/PDSEAI participam de capacitação técnica

got reuniao

Durante os dias 14 e 15 de junho, os técnicos do Grupo Operacional Transitório (GOT) e do Projeto de Desenvolvimento Socioeconômico Ambiental Integrado (PDSEAI), fruto de contrato assinado entre o Governo do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, se reuniram no Rondon Palace Hotel em Porto Velho para um capacitação técnica oriunda de uma ação colaborativa BNDES - GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).

Coordenado pelo Consultor Ricardo Cerqueira a capacitação teve como objetivo principal apoiar a revisão do planejamento do projeto PDSEAI, com a sistematizaçãio do Plano de Monitoramento, Plano de Ação e RED (Relatório de Desempenho), através de oficinas de trabalho. As atividades decorreram da seguinte forma - alinhamento dos novos membros da equipe técnica em relação às atividades já desenvolvidas e apresentação, análise e ajustes do Plano de Monitoramento, do Plano de Ação e do Relatório de Desempenho.

 

Fonte
ACRI - Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais
 
 
BARRA NEWS

Página 1 de 29

0001-1 Banner_Landing_750x120 modulo_de_consulta_publica_CAR_menor_03_03 fogo750x120 Banner_-_site_sedam