Você esta aqui:

Notícias

Encontro do Grupo Executivo Governança Climática para Rondônia

23 de janeiro de 2020 | ASCOM

No último dia 21 (terça-feira), ocorreu mais um encontro do Grupo Executivo do Estado, Governança Climática para Rondônia.

A Oficina teve como finalidade a construção e posterior validação da Estratégia Operacional do Estado para REDD+. Ocorreu nas dependências da Fiero e contou com 33 participantes, dos mais diversos setores, incluindo representantes do governo – tanto ao nível local quanto estadual, instituições de ensino superior e pesquisa, organizações não governamentais, representantes indígenas, extrativistas, setor privado e demais representantes da sociedade civil.

A oficina é mais um marco do Projeto Governança Climática para Rondônia, o qual acontece desde final de 2018. Diversas atividades e encontros foram realizados desde então na agenda climática do Estado referente a sua instuida política estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais – PGSA – Lei 4.437/2018, fomentando a ativa participação da sociedade civil e setor privado, em diálogo construtivo com o governo.

Ao longo de 2019, alguns destaques foram a realização do Seminário REDD+ Oportunidades para Rondônia e Amazônia, ocorrido em outubro no auditório do Senac, a realização de 03 oficinas de salvaguardas socioambientais (em Porto Velho, Ji-paraná e Guajará Mirim), lançamento de plataforma de produtos, serviços e ativos ambientais do Estado – a amazoniativa.com, bem como a regulamentação do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, pelo decreto 24.497/2019.

O projeto é viabilizado pelo PNUD e Norad, através do GCF, força tarefa de governadores pelo clima e floresta, da qual Rondônia faz parte. O Governança Climática, liderado pela Sedam, tem como parceiro técnico e executivo o Instituto BVRio, bem como os demais parceiros Ecoporé, CES Rioterra, Kanindé, Pacto das Águas e Idesam.

Créditos das fotos – Raphael Garcia

Categorias: Notícias, PGSA

Compartilhe