Waldemir Barabadá Coiryn

Coordenador de Povos Indígenas

E-mail: copin@sedam.ro.gov.br  /  copirsedam@gmail.com

Galeria de fotos

Registros da visita da Sedam para coletar informações sobre a percepção da comunidade indígena em relação às mudanças climáticas – MAIO DE 2021

Visita do Secretário – Marcilio Leite Lopes e da Coordenadora de Povos Indígenas – Valdenilda Coiryn Massaca Karitiana ao Povo Indígena Paiter Suruí para conheceram o Projeto Tribos em

parceria com a Café Três Corações – JUNHO DE 2021

Reunião para atualização do diagnóstico de etnozoneamento – JULHO 2021

a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria dos Povos indígenas (Copin), recebeu o Líder Indígena Almim Suruí da Aldeia Lapetanha da TI Sete de Setembro de Cacoal-RO, para alinhar proposta e apoio referente a atualização do diagnóstico de etnozoneamento visando beneficiar as terras indígenas do Estado de Rondônia.

Durante a reunião com o Secretário da Sedam, Marcílio Leite Lopes, houve dialogo referente a propostas e projetos que possam garantir a geração de renda de forma sustentável nos Territórios Indígenas respeitando o que compete a União, e solicitado apoio técnico da Secretária para assistência no plantio de mudas de castanhas. E firmou uma parceria com a aldeia, para articular a distribuição de mudas de castanhas para as comunidades interessadas. E também incluir amostra do projeto Paiter Suruí de etnozoneamento para o Floresta+ que visa pagamento por serviços ambientais.

Esteve presente na reunião o Secretário-adjunto Demargli Farias e a Coordenadora da Copin-SEDAM, Valdenilda Massaka Karitiana, e o Servidor Rubens Suruí o novo Gerente de Desenvolvimento Sustentável Indígena da Coordenadoria de Povos Indígenas.

Copir e Semagric trocam experiências técnicas e tecnologias com Povos Karitiana –  FEVEREIRO 2022

Nos dias 9 e 10, a Coordenadoria de Povos indígenas (Copin) se reunião com os ocorreu reuniões com técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para tratar à instalação de sistema agroflorestal e promoção de oficinas auto-organizadas para trocas de experiências técnicas e tecnologias sociais na Aldeia Beijarana, do Povo Karitiana.;

A reunião foi solicitada pela Semagric à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) em ofício do secretário municipal adjunto da Semagric , Gustavo Volpato Serbino.

A coordenadora dos Povos Indígenas da Sedam, Valdenilda Karitiana,  disse que foi debatido o diagnóstico participativo preliminar com vistas à instalação e oficinas com a comunidade.