Ações de combate ao desmatamento são realizadas em Ariquemes

29 de julho de 2020 | ASCOM

Sedam intensifica ações de combate ao desmatamento e prevenção às queimadas

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), intensifica ações de combate ao desmatamento e prevenção às queimadas no município de Ariquemes. As ações foram organizadas pelo Escritório Regional de Gestão Ambiental de Ariquemes, com o apoio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Sedam.

Os trabalhos seguem o Plano de Prevenção ao Desmatamento e as Queimadas Ilegais do Estado de Rondônia. No município foi realizado de um Pit Stop educativo com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema); Secretaria Municipal de Educação (Semed) Ministério Público (MPE) e Guarda Municipal.

Durante a abordagem a equipe buscou sensibilizar os motoristas e pedestres por meio de orientações acerca das consequências das queimadas ilegais, bem como formas de fazer denúncias utilizando canais de comunicação, como o Disk Denúncia: 0800 647 116.

A promotora de justiça de Ariquemes, Elba Souza de Albuquerque, acompanhou as atividades  e parabenizou a equipe pela iniciativa. “Tanto

Orientações sobre queimadas ilegais são repassadas pelos meios de comunicação

a queimada urbana como a rural este ano estão proibidas, portanto não se pode queimar nada, nem um lixo que está na frente de casa” concluiu a promotora.

Durante as ações, o coordenador da Ceam, Fábio França, concedeu entrevistas às rádios e a emissoras de televisão locais, onde reforçou as orientações do Plano de Prevenção ao Desmatamento e as Queimadas Ilegais do Estado e as consequências, principalmente no que concerne a problemas respiratórios, comuns neste período do ano, mas que infelizmente, em tempo de pandemia a situação pode ser agravada.

“Mesmo com os representantes dos órgãos Estadual e Municipal, mantendo o distanciamento recomendado, todos estão de mãos dadas em prol do objetivo de prevenir as queimadas ilegais”, afirmou Fábio França.

Queimadas que colocam em risco a vida ou a propriedades pública ou privada podem ser denunciadas pela população, através do número 193- Corpo de Bombeiros.

Texto: Yraciara Alves
Fotos: Ananda Carvalho e arquivo Sedam